sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Barreiro Reconhecido e Rumo

No dia 28 de Junho, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) comemorou o 26º aniversário da elevação do Barreiro a cidade. O espectáculo da Camerata Musical do Barreiro abriu a Cerimónia “Barreiro Reconhecido”, na sala cheia do Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Este ano, o Executivo Municipal decidiu distinguir Helder da Silva Nobre Madeira com a Medalha de Honra e atribuiu mais nove Galardões "Barreiro Reconhecido” nas áreas: do Trabalho - aos ex-trabalhadores da Companhia Petroquímica do Barreiro; da Ciência, Investigação e Conhecimento - à Escola Superior de Tecnologia do Barreiro; da Acção Social à Rumo - Cooperativa de Solidariedade Social e a Augusto Sousa ; da Cultura, Artes e Letras - à Arte Viva; do Desporto - a Manuel Oliveira; do Desenvolvimento Económico - à Pluricoop; da Educação - a Maria Fernanda Mendonça Moreno de Sousa e na área do Associativismo - a Benedito dos Santos Marques.
Na sua intervenção o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, realçou os homens e mulheres que hoje participam de forma directa no Barreiro Reconhecido, “vendo reconhecido o seu trabalho em diferentes áreas. A eles se juntarão sempre outros. Com todos eles o Barreiro irá ser capaz de fazer novos caminhos e construir o futuro”.
O autarca mencionou a diferença do Barreiro de hoje, com o de há 36 e de há 26 anos atrás. “O Concelho viu-se obrigado a encontrar novos caminhos de mudança”, salientando o “importante” papel desempenhado pela Câmara Municipal nessa mudança.
Em relação à atribuição da Medalha de Honra a Helder da Silva Nobre Madeira, Carlos Humberto de Carvalho referiu-se emocionado aos cargos que o “amigo e camarada” ocupou no passado: “Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, Governador Civil do Distrito de Setúbal, Presidente da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, Presidente da Assembleia Distrital de Setúbal e Presidente da Assembleia Metropolitana de Lisboa”, entre outros cargos.
Apesar do Barreiro ser hoje um Concelho diferente, o autarca está convicto que “estamos a encontrar soluções com trabalho de há 36 anos atrás, para os novos desafios, tais como a construção da Terceira Travessia do Tejo, o Metro Sul do Tejo, a recuperação das zonas ribeirinhas, dando passos todos os dias, não desistindo”.
A concluir, o Carlos Humberto de Carvalho proferiu palavras de incentivo num futuro melhor para o Concelho. “O Barreiro é de todos. Todos nós construímos um Barreiro mais desenvolvido e solidário que será uma centralidade no País. Enfrentamos dificuldades, mas temos de semear a esperança em nós próprios e a confiança no povo do Barreiro”.
Após ter recebido a Medalha de Honra, Helder da Silva Nobre Madeira proferiu palavras de agradecimento.

Foi com muito agrado que li esta noticia e que vi aqui reconhecido o trabalho de uma grande instituição na qual estagiei no âmbito da licenciatura do meu curso,instituição esta que mesmo já tendo sofrido momentos conturbados, tem dado a volta por cima e continua a sobreviver fazendo um bom trabalho.
É uma instituição que através dos seus cursos e dos seus projectos e parcerias tem ajudado muitas pessoas com baixos recursos ou com deficiências ou com dificuldade de integração na Sociedade ou que sejam desempregadas de longa duração, a realizarem o seu projecto de vida e a sentirem-se úteis.
Foi também reconhecido um grande homem, o Dr.Augusto Sousa, que tem feito muito por esta instituição,e que na altura do meu estágio detinha o lugar de Presidente da Rumo,foi além de bom professor, uma boa pessoa e amigo que me acolheu bem durante a duração do estágio,assim como quem me orientava e outras pessoas colaboradoras desta instuição, o Dr. Augusto Sousa deixa saudades e mesmo a própria instituição, onde se promovia a igualdade e o combate á pobreza e ao desemprego e onde me foi possível crescer mais pessoalmente e profissionalmente.
Por mim também dou os parabéns a esta instituição e ao Dr.Augusto Sousa por este reconhecimento,porque foi bem merecido e que continuem a melhorar cada vez mais.
Bem hajam..